terça-feira, 7 de julho de 2009

Muffins de Mandioca (Macaxeira)



Essa receitinha eu fiz especial para minha irmã, ela está grávida de 6 meses ... e ama bolo de Mandioca, então, resolvi fazer a versão Muffin de Mandioca (ou macaxeira, como diriam lá na minha terra!), só para ela!

Ingredientes:

-3 ovos
-3 xícaras de mandioca/macaxeira descascada e ralada
-½ xícara de leite

-3 colheres de manteiga em temperatura ambiente (pode usar margarina - se preferir)

-2 xícaras de açúcar
-½ xícara de queijo parmesão ralado (pode ser de saquinho)

-1 colher de chá de sal
1 colher de sopa de fermento em pó

Modo de Preparo:
1- Primeiro pegue a mandioca ralada, coloque em um pano de prato e torça para que saia o líquido da mandioca*, depois coloque no liquidificador os ingredientes líquidos (o ovo, o leite e a manteiga), junte o açúcar, o queijo ralado, o sal e o fermento e bata até se tornar uma massa homogênea.


2- Pré-aqueça o forno 230º.

3- Vá acrescentando a mandioca aos poucos a massa do liquidificador, e continue a bater até que tudo fique uma massa uniforme, lisa.


4- Coloque a massa na forminha de Muffin um pouco abaixo da borda. Espere assar por aproximadamente uns 20 minutos. Faça o teste do palito. E pronto.


*é importante tirar o líquido da mandioca, pois altera a consistência do bolo. Então, não esqueça.


Bon Appétit!


Dica¹:
- pode acrescentar ½ xícara de coco ralado ou ½ xícara de leite de coco na massa ambos ficam uma delícia para quem gosta de coco; ((como minha irmã não gosta de coco, eu não coloquei))


Dica²:
- pegue ½ xícara de leite de coco, acrescente 2 colheres de açúcar, bata bem, faça pequenos furinhos com um palito ou garfo em cima dos Muffins e com a ajuda de uma colher cubra-os com essa cobertura, e ao fim você terá Muffins de Bom-bocado!

Um comentário: